sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Como escrever melhor?

Muitas pessoas têm dificuldade de fazer uma boa redação.
Devemos observar que tais dificuldades estão atreladas a muitos fatores: cultura (não é atípico, ainda, no Brasíl o habito da leitura); falhas no sistema educacional; estímulo para expor as ideias etc.
Bom, não cabe no meu mérito julgar porque também acho que não escrevo tão bem assim. Mas, de qualquer forma, vai aí algumas dicas de como escrever melhor e deixar a sua redação atrativa para os leitores.

  1. Nunca use um verbo além de "disse" em um diálogo [depois das aspas]. A linha do diálogo pertence ao personagem [fonte]; o verbo é o escritor [jornalista] metendo seu nariz na fala. Mas "disse" é muito menos invasivo que "resmungou", "arfou", "advertiu", "mentiu" [ou "alegou", "reclamou", "ironizou"].
  2. Nunca use um advérbio para modificar o verbo "disse". O escritor está realmente se expondo, usando uma palavra que distrai e pode interromper o ritmo do diálogo.
  3. Tente tirar as partes que seus leitores tendem a pular. Pense no que você pula quando está lendo uma novela: parágrafos imensos em que você vê que têm palavras demais.
  4. Faça exercícios para as costas. Dor distrai.
  5. Prenda a atenção do leitor. (Isso funcionará melhor se você conseguir prender sua própria.) Mas você não conhece seu leitor, então é como atirar em um peixe com um estilingue no escuro. O que fascina A pode entediar B. [Tenha isso em mente]
  6. Você nunca vai ler seu próprio livro [texto] com a antecipação inocente que surge toda vez que lemos aquela primeira página deliciosa de um novo livro [texto], porque você escreveu a coisa. Portanto, peça a um amigo [colega] para ler antes de dar a alguém para publicar. Esse amigo não pode ser ninguém com quem você tenha uma relação amorosa, a menos que queira terminar.
  7. Releia, reescreva, releia, reescreva. Se não der certo, jogue fora.
  8. Atenção aos clichês.
  9. Os primeiros 12 anos são os piores.
  10. Seja preciso.
  11. Divirta-se escrevendo.
  12. Escreva apenas quando tiver algo para dizer.
  13. Escreva um livro [texto] que você gostaria de ler. Se você não o leria, por que outro faria isso?
  14. Leia tudo o que puder.
  15. Aprenda a ser auto-crítico.
  16. Seja persistente.
  17. Sempre carregue um bloco de notas.
Fonte: http://novoemfolha.folha.blog.uol.com.br/ (esse blog é show! Vale a pena conferir!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário